Prática de ensino em programas de saúde desenvolvida com alunos do ensino fundamental
Teaching practice in health programs with high school students
Práctica de enseñanza en programas de salud desarrollada con alumnos de la enseñanza fundamental
Maria Bernadete de Sousa Costa ; Carlos Bezerra Lima; Maria Iracema Tobosa da Silva; Maria Atra Souto Diniz Vilela
Resumo
Estudo realizado com estagiários da Prática de Ensino em Programas de Saúde - Licenciatura em Enfermagem - UFPB, junto à alunos da 7ª série do ensino fundamental de escola da rede pública de ensino, em João Pessoa - PB. Objetivou relatar a experiência vivenciada na prática de ensino, verificar a contribuição desta experiência para alunos de ensino fundamental e investigar quais os assuntos sobre saúde, de seu interesse. A experiência desenvolveu-se mediante o planejamento, execução e avaliação dos minicursos: "Primeiros Socorros", "Doenças Sexualmente Transmissíveis e Práticas Anticoncepcionais". Foi aplicado um instrumento que permitiu verificar que os tópicos ministrados mais apontados pelos alunos como contribuição para mudança de hábitos relacionados à saúde foram: "prevenção de doenças", "comportamento sexual", "cuidados corporais", "procura pelos serviços de saúde" e "riscos da automedicação". Como assuntos de maior interesse foram indicados: "doenças sexualmente transmissíveis", "todos os temas abordados", "prevenção de doenças", "primeiros socorros" e "higiene corporal".
Abstract
The subjects of this study were trainee students of the course "Teaching Practice and Health Programs" (UFPB, Nursing Undergraduate Program) and 7th grade public high school students in the city of João Pessoa, PB. The purpose of this study was to report the experience resulting from teaching practice, to verify the contribution of said experience to high school students and to find out which health-related subjects interested them. The experience was developed through planning, conducting and evaluating the following short courses: "First Aid" and "Sexually Transmitted Diseases and Contraceptive Practices". The application of a device made it possible to verify that themes such as "disease prevention", "sexual behavior", "body care", "search for health services" and "risks of self-medication" were most frequently pointed out by the group as beneficial to changing health habits. Subjects arising greater interest were: "sexually transmitted diseases", "every subject presented", "disease prevention", ."first aid" and "body hygiene".
Resumen
Se realizó un estudio con aprendices de Práctica de Enseñanza en Programas de Salud - Licenciatura en Enfermería -Universidad Federal de Paraíba/UFPB, y con alumnos de la 7- señe de la enseñanza fundamental de escuela de la red pública de enseñanza, en la ciudad de João Pessoa - Paraíba. El objetivo fue describir la experiencia vivida en práctica de enseñanza, verificar la contribución de esta experiencia a alumnos de la enseñanza fundamental y investigar los temas de salud que les interesaban. La experiencia se ha desarrollado a través del planeamiento, ejecución y evaluación de los cursos de corta duración: "Primeros Auxilios", "Enfermedades Sexualmente Transmisibles" y "Prácticas Anticonceptivas". Se puso en práctica un instrumento que permitió al grupo verificar que "prevención de enfermedades", "comportamiento sexual", "cuidados corporales", "búsqueda de los servicios de salud" y "riesgos de la automedicación" fueron los más apuntados por el grupo como contribución para el cambio de hábitos relativo a la salud. Fueron apuntados como temas de mayor interesse: "enfermedades sexualmente transmisibles", "todos los temas presentados", "prevención de enfermedades", "primeros auxilios" e "higiene corporal".