A questão de gênero e suas implicações na formação das primeiras enfermeiras brasileiras
The issue of class and its implications for the education to brazilian nurses
La cuestion de clase y sus implicaciones en la formacion de las primeras enfermeras brasilenas
Maria Lúcia Frizon Rizzotto
Resumo
O presente trabalho busca identificar e compreender os princípios e diretrizes que caracterizaram o ensino de Enfermagem ministrado pela Escola Anna Nery, no início do século. Princípios que reforçavam o papel de submissão da Enfermagem em relação à Medicina. Buscou-se fazer uma análise do contexto social, econômico e político do período em que foi criada a primeira Escola de Enfermagem Moderna no Brasil, ao mesmo tempo em que se procurou analisar os determinantes das relações de poder que se estabeleceram entre estas duas categorias profissionais.
Abstract
This paper seeks to identify and understand the principles and guidelines That characterized Nursing education offered at Anna Nery School in the beginning of the century and reinforced the submission role played by Nursing towards Medicine. An analysis pf the determinants of power relationship between these professional categories is presented, at the same time that consideration is given to the social, economic and political context of the period in which the first School of the social, economic and political context of the period in which the first School of Modern Nursing in Brazil was Created.
Resumen
El presente trabajo busca identificar y comprender los principios y diretrices que caracterizaron la ensenanza de Enfermería en la Escuela Anna Nery, en el comienzo del siglo, los cuales reforzaban el papel de sumisión de la Enfermería a la Medicina. Al mismo tiempo en que los determinantes de las relaciones de poder que se estableceron entre las dos categorías professionales fueron analizados, se buscó hacer un análisis del contexto social, económico y político del período en que creada la primera Escuela de Enfermería Moderna en Brasil.