Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/682635fba9539550576c3b68
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Experience report

Programa universidade solidária -1998 Relato da experiência no municipio Pedras de Fogo, Paraíba

Solidary university program" 1998 - report of the experience at pedras de fogo town, Paraiba

Programa universidad solidaria 1998 - relato de experiencia en el municipio "pedras de fogo", Paraíba

Ana Inés Sousa

Downloads: 0
Views: 11

Resumo

Este artigo relata a experiência de dez universitários, estudantes de diversas áreas do conhecimento, e uma professora da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ, vinculados ao Programa Universidade Solidária, desenvolvido no Município Pedras de Fogo, Paraíba, no período de 15 de janeiro a 07 de fevereiro de 1998. A proposta de trabalho foi organizada a partir da elaboração de um projeto de formação/capacitação de multiplicadores voltados para agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, professores e dirigentes de associações comunitárias das áreas rural e urbana. Junto à população em geral, foram sistematizadas as seguintes atividades: "Feira de Saúde, Educação e Meio Ambiente"; colônia de férias com 446 inscritos; "Noite Cultural"; e assessoria na formulação do projeto "Meninos da Capoeira", que objetivava a reintegração de menores de rua viciados em cola à suas famílias. Tal experiência multidisciplinar marcou a vida de toda a equipe. O contato com outras realidades, outra cultura, não foi apenas uma oportunidade de exercitar nossa cidadania, colocando em prática os conhecimentos acadêmicos mas, principalmente, uma forma de reafirmar e sinalizar um projeto de Universidade em sintonia com a realidade brasileira.

Abstract

This article reports the experience of 10 undergraduate students from several areas of the knowledge, and a professor of Anna Nery School of Nursing of Rio de Janeiro Federal University, linked to the "Solidary University Program", developed at Pedras de Fogo's town, in the State of Paraiba, from January 15 to February 07, 1998. The work proposal was organized starting from the elaboration of the project of formation/training of multipliers aimed to community health agents, nurses, teachers and leaders of the rural and urban areas. As for the general population, the following activities were systematized: "Health, Education and Environment Fair"; summer camp with 446 children registered; "Cultural Night"; and advisory in the formulation of the project "Capoeira Boys", that aimed at the reintegration of children who were street drug addicts in glue, to their families. Such multidisciplinar experience marked the life of the whole group of student. The contact with other realities and culture, was not only an opportunity to exercise our citizenship, placing in practice the academic knowledge, but a form of reassurance and to signaling a University Project in syntony with Brazilian reality.

Resumen

Este artículo relata la experiencia de diez estudiantes universitarios, de diversas áreas del conocimiento, y una profesora de la Escuela de Enfermería Anna Nery de la UFRJ, vinculados al Programa Universidad Solidaria, desarrollado en el Municipio Pedras de Fogo, Paraíba, durante el período del 15 de enero al 07 de febrero de 1998. La propuesta de trabajo fue organizada a partir de la elaboración de un proyecto de formación/capacitación de multiplicadores dirigidos hacia agentes comunitarios de las áreas. Junto a la población en general, fueron sistematizadas las siguientes actividades: "Feria de la Salud, Educación e Medio Ambiente"; colonia de vacaciones formada por 446 inscritos; "Noche Cultural"; y assesoria en la formulación del proyecto "Niños de la Capoeira", que tenía como objective la reintegración a sus familias de los menores drogadictos que viven en la calle. Tal experiencia multidisciplinaria marcó la vida de todo el equipo. El contacto con otras realidades, otra cultura, no fue apenas sólo una oportunidad de ejercitar nuestra ciudadanía,poniendo en práctica los conocimientos académicos, sino principalmente, una forma de reafirmar y mostrar un proyecto de Universidad en sintonía con la realidad brasileña.

682635fba9539550576c3b68 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections