Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
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Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Artigos

O trabalho educativo em saúde nas comunidades rurais: as experiências da enfermagem no Brasil e no Peru

The work of health education on rural communities

El trabajo educativo em salude en las comunidades rurales: las experiencias de la enfermería en el brasil y en el peru

Magda Núnez Vargas; Laura Tavares Ribeiro Soares

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Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese do que foi a nossa Dissertação de Tese de Mestrado defendida na EEAN/UFRJ em dezembro de 1996, onde analisamos a utilização das diferentes metodologias de trabalho educativo em saúde, implementadas pela equipe de enfermagem em comunidades rurais no BRASIL (Xerém-RIO DE JANEIRO) e Peru (Santo Tomás-IQUITOS), visando descrever as características das metodologias do trabalho educativo em saúde nas comunidades rurais, numa perspectiva latino-americana; comparar as modalidades de utilização das metodologias do trabalho educativo em saúde no Brasil e no Peru; e discutir e identificar as diferentes formas de participação dos habitantes das comunidades rurais nos trabalhos educativos em saúde. Incorporamos também, na análise, as diferentes práticas de participação da população organizada residente nas respectivas comunidades. Para ambos os aspectos, fizemos uma comparação entre os dois países, na busca de alternativas e respostas ao tratamento das diferenças e semelhanças entre os nossos países, o qual é fruto da reflexão que vem ocorrendo no espaço da educação em saúde. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem comparativa, numa perspectiva histórico-dialética, destacando os principais fatos históricos, econômicos, políticos e sociais que contextualizam a problemática analisada. Foram feitos dois estudos de caso, onde utilizamos, para a coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a observação participante. Os sujeitos dos estudos foram os membros da equipe de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares); os líderes comunitários; e alguns moradores das comunidades de ambos os países. Tivemos como referencial teórico Paulo Freire, Gramsci, Marx, Egry entre outros, que ajudaram-nos a recolocar o problema da diferença e da comparação, considerando os métodos educativos em saúde como parte de determinadas totalidades histórico-sociais, que possuem, nos respectivos países, particularidades históricas e culturais. As conclusões deste trabalho indicam que existem determinadas características particulares de utilização de metodologias de trabalho educativo em saúde nas comunidades rurais. Essas características estão, por sua vez, relacionadas com o sistemas de saúde de cada país e com o momento histórico, político e social vivenciado por cada comunidade. No entanto, essas metodologias não apresentam uma continuidade linear no tempo: num determinado momento podem conter elementos dos diversos enfoques. Além disso, encontra-se, na prática do dia-a-dia das unidades, falta de acompanhamento sistemático e de supervisão formal. Identificou-se, também, nas comunidades assistidas, uma heterogeneidade nos graus de conscientização e participação do cidadão, o que limita uma atuação com maior poder de cobrança, junto às autoridades de saúde e às lideranças políticas em favor da melhoria da qualidade de vida nessas comunidades.

Abstract

This paper presents a summary of our Master's Dissertation submitted to EEAN/UFRJ in December 1996, when we could analyse the two diferent health education methodology used by the nurse group at the rural comunity in Brazil (Xerém-RJ) and Peru (Santo Tomás-Iquitos), in order to describe the characteristics of the methodology in health education in those rural communities, by a Latin American point of view. We compare the different kinds of work in health educacional merhodology in Brazil and in Peru. We identify and dicuss the different ways of the rural community inhabitants participation on this health educational works. We added also the several practises of the organized population living in both communities. In both situation we compare aspects of the two countries, looking for alternatives and answers to care for différencies and similarities between our countries what is a result of a consideration of what is passing on this area of health education. According to the methodological view, it is a qualitative research, with a comparative point of view on a historical dialetic perspective, which emphazices the main historic, economic and social facts which consider the context of the problematic we analyse. Two cases have been studied, where we used a semi-structured interview to collect the information and besides we have the participated observation. The subjects of the study were the members of the nurse group itself (nurses, technicians and auxiliary staff), the community leaders and some others local inhabitants. With a theoretical base of Paulo Freire, Gramsci, Marx and Egry, and others, which help us to reorganize the point of difference and comparison, by methods of health education as part of determined social-historic totalities, that show the respectives countries, besides of historic and cultural particularities. At the end of the work we can conclude it indicates there are determinated particular characteristics in the usage of the work of health education methodology on rural communities. Those characteristics are sometime related with the health system of each country and even with historical, political and social moment they were. On the other hand, those methodologies do not show linear continuation during that time: at a such moment, they can introduce elements from several perspectives. Besides, there is a lack of systematic supply and formal supervision on everyday praxis of the communities. Also, heterogéneo degrees of citzen's consciousness and participation could be found, which determine a limit of a action to charge more interchange from health authorities and political leaders for the benefit of life quality of those communities.

Resumen

Este trabajo presenta una síntesis de lo que fué nuestra Disertación de la Tesis de Maestria realizado en la EEAN/UFRJ, en diciembre de 1996, donde analisamos la utilización de las diferentes Metodologías del Trabajo Educativo en Salud, implementadas por el equipo de Enfermería en las comunidades rurales en el BRASIL (Xerém-RIO DE JANEIRO) y Peru (Santo Tomás-IQUITOS), visando: describir las características de las metodologías del trabajo educativo en salud, en las comunidades rurales, con una perspectiva latinoamericana; comparando, las modalidades de utilización de las metodologías del trabajo educativo en salud, en el Brasil y en el Peru, además discutir e identificar las diferentes formas de participación de la población de las comunidades rurales en los trabajos educativos en salud. Incorporamos tambiém en el análisis las diferentes prácticas de participación de la población organizada residente en las respectivas comunidades. Para ambos aspectos, se realizó una comparación entre los dos países, en la búsqueda de alternativas y respuestas al tratar de las diferencias y semejanzas entre nuestros países, el cual es fruto de la reflexión que viene ocurriendo en el campo de la educación en salud. Desde el punto de vista metodológico, se trata de una investigación cualitativa, abordado de forma comparativa, con una perspectiva histórico-dialéctica, resaltando los principales hechos históricos, económicos, políticos y sociales, que contextualizan la problemática analisada. Fueron realizados dos estudios de caso, donde se utilizó, para recolectar los datos, la entrevista semi-estruturada y la observación participante. Los sujetos del presente estudio, fueron los miembros del equipo de enfermería (enfermeros, técnicos y auxiliares); los líderes comunitários; y algunos moradores de las comunidades, de ambos países. Tuvimos como referencial teórico a Paulo Freire, Gramsci, Marx y Egry entre otros, que nos ayudaron a colocar nuevamente el problema de la diferencia y de la comparación, considerando los métodos educativos en salud como parte de determinadas totalidades históricos sociales, que poseen, en los respectivos países, particularidades históricas y culturales. Las conclusiones de este trabajo indican que existen determinadas características particulares de utilización de metodologías de trabajo educativo en salud en las comunidades rurales esas características están relacionadas con los sistemas de salud de cada país, y con el momento histórico, político y social, vivenciado en cada comunidad. Sin embargo, estas metodologías no presentan una continuidad lineal en el tiempo: en un determinado momento pueden contener elementos de los diversos enfoques. Además de eso, se encuentra en la práctica diariamente en las unidades, una falta de acompanamiento sistemático y de una supervisión formal. Se identificó además, en las comunidades acompanadas grados heterogéneos de cons-cientización y participación del ciudadano, lo que limita una atuación con mayor poder de exigencia, junto a las autoridades de salud y a las lideranzas políticas, en favor de la mejoría de la calidad de vida en estas comunidades.

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Esc. Anna Nery

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