Programa de orientação acadêmica: o pensar científico
Academic guidance program: the scientific thinking
Programa de orientación académica: el pensar científico
Maria da Conceição Gonçalves; Maria José Coelho Maria; Tereza Coimbra de Carvalho
Resumo
O trabalho que ora se apresenta objetiva discutir uma estratégia utilizada
para melhoria do empenho acadêmico dos alunos do Curso de Graduação
em Enfermagem e Obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna
Nery/UFRJ, diminuindo os índices de reprovação e evasão e estimulando
a formação de atitudes frente à futura profissão, através da discussão
do campo de atuação profissional e do mercado de trabalho. O
Programa visa, ainda, aguçar a curiosidade científica e tornar o acadêmico
apto a formular e utilizar criticamente um trabalho científico. A
experiência está sendo desenvolvida, e já participam dela 288 alunos,
em média, com 72 alunos por semestre, oriundos do Vestibular. Os
resultados indicam que os alunos reconhecem a relevância do Programa,
que foi importante para sua vida acadêmica por proporcionar conhecimentos
sobre a profissão escolhida e desenvolvimento do raciocínio
científico.
Abstract
The present study has the objective of discussing a strategy used for advancing academic performance of the students in undergraduate nursing program, decreasing failure and evasion rates, and stimulating the formation of attitudes towards the future profession by discussing the professional field and job market. The program aims at stimulating the scientific curiosity and turning the student able to formulate and uses a scientific work critically. The experiment is still under development and 288 students have participated with an average of 72 nerds students per semester. The results have indicated that the students recognized the Program's importance, that was very important to their academic life by providing knowledge about their profession and developing their scientific thinking.
Resumen
El propósito de este trabajo es discutir la estrategia utilizada em la mejoría del desempeño académico de los alumnos del Curso de Graduación em Enfermeria e Obstetrícia de la Escuela de Enfermería Anna Nery/UFRJ, disminuindo los indices de reprobación y evasión y estimulando la formación de actitudes frente a la futura profesión, através de la discusión del perfil profesional e del mercado de trabajo. El Programa busca estimular la curiosidad científica y tornar al universitario apto para formular y utilizar críticamente um trabajo científico. La experiencia está siendo desarrolhada. Participaron 72 alumnos por semestre oriundos del exame de ingreso. Los resultados indicam que los alumnos reconocen la importancia del programa, que fue importante para su vida estudiantil por proporcionar conocimientos sobre la profesión y promover el desarrollo de la investigación científica.