TRAJETÓRIA DE VIDA DE MULHERES AFRODESCENDENTES DE SUCESSO EDUCACIONAL
Efigênia Alves Neres, Ilanna Brenda Mendes Batista (Universidade Federal do Piauí-UFPI)
Resumo
O presente trabalho compartilha resultados de uma pesquisa em andamento, realizada no âmbito do Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, intitulada: “Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional”. A pesquisa busca fazer uma análise sociológica das estratégias utilizadas por 02 mulheres afrodescendentes para alcançarem os espaços de poder e obterem o “sucesso” educacional, desejado por cada uma delas de maneira singular. Problematiza como elas experimentam e interpretam a sua trajetória de vida, a sua passagem pela Educação de Jovens e Adultos e quais as implicações disso em suas formas de organização da vida, na superação das suas dificuldades socioculturais, bem como sua inserção no ensino superior em uma universidade pública.
Palavras-chave
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Passageiros da Noite do Trabalho para a EJA: Itinerários pelo Direito a uma Vida Justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
CHANTLER Khatidja. BURNS, Diane. Metodologias Feministas. In.: BRIDGET, Somekh. LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 111-120.
BOAKARI, Francis Musa. Mulheres Afrodescendentes de Sucesso: o discurso do fazer, fazendo diferenças. In______: Educação, Gênero e Afrodescendência: a dinâmica das lutas de mulheres na transformação social. Curitiba, PR:CRV, 2015. p. 21-44.
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como não-ser como fundamento do ser. FEUSP, 2005. (Tese de Doutorado). Disponível em: https://negrasoulblog.files.wordpress.com/2016/04/a-construc3a7c3a3o-do-outro-como-nc3a3o-ser-como-fundamento-do-ser-sueli-carneiro-tese1.pdf.Acesso em: 02 mai. 2019.
GUIMARÃES, R.S. Afrocidadanização: ações afirmativas e trajetórias de vida no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo; Selo Negro, 2013.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Lisboa: EDUCA, 2004.
MELUCCI, Albert. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura (M. do C. A. do Bomfim, Trad.). Petrópolis: Vozes, 2005.
POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. Lisboa: Celta, 1999.
Submetido em:
15/03/2020
Revisado em:
31/03/2020
Aceito em:
11/04/2020