RELATO DE EXPERIÊNCIA: CASA DAS SAMARITANAS
Brenda Caroline Belforte Pereira, Jeová Aires De Jesus Junior, Ingrid Vale Ataíde (Universidade Federal do Delta do Parnaíba- UFDPar)
Resumo
Este trabalho consiste em um Relato de Experiência das atividades inerentes à disciplina obrigatória de Estágio III, ocorrido na Casa das Samaritanas, espaço que acolhe mulheres em vulnerabilidade, que se encontram em situação de rua, com queixa de drogadição ou em alguma outra problemática que envolve risco a vítima. Foram realizados cerca de cinco encontros para conhecer o local, as residentes e traçar um plano de ação. A casa atualmente tem endereço na Rua Frei Inocêncio, no bairro Piauí na cidade de Parnaíba. O número de residentes da casa é completamente incerto, pois, pela própria dinâmica organizacional da casa, esse número não tem como ser preciso pela grande rotatividade de mulheres.
Palavras-chave
Referências
LIMA, A. F. Dependência de drogas e Psicologia Social: um estudo sobre o sentido das oficinas terapêuticas e o uso de drogas a partir da teoria da identidade. Psicologia e Sociedade, 20(1),91-101. 2008.
LIMA, A. F. de. Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: FAPESP EDUC. 2010.
MENDES, C. R. P.; FILLIPEHORR, J.Vivência nas ruas, dependência de drogas e projeto de vida: um relato de experiência no CAPS-ad. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 6, n. 1, p. 90-97, jun, 2014.
MERHY, E. Anormais do desejo: os novos não humanos? Os sinais que vêm da vida cotidiana e da rua. In Conselho Federal de Psicologia. (Org.). Drogas e cidadania: em debate (pp. 9-18). Brasília: CFP. 2002.
PALUDO. E., LINHARES. E., TIRELI. G.C. A Identidade Do Usuário De Drogas Na Visão Dos Familiares: Um Estudo No Município De Santa Cruz Do Sul/Rs, Globalização em Tempos de Regionalização – Repercussões no Território Santa Cruz do Sul. 2015.
Submetido em:
25/02/2020
Revisado em:
30/03/2020
Aceito em:
11/04/2020