Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero - CRSG
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Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero - CRSG

Revisão

A EDUCAÇÃO ENQUANTO FERRAMENTA ESSENCIAL À REINSERÇÃO SOCIAL DAS MULHERES EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL SUBMETIDAS AO MÉTODO APAC NO BRASIL  

Adriana Abreu de Sá (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA)

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Resumo

O presente estudo pretende pesquisar a função basilar da educação na utilização da metodologia APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) como alicerce para a reinserção social das mulheres encarceradas. O último relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça em agosto de 2018, aponta que dentro de uma população carcerária de 602.217 presos, 5% são mulheres. Apesar de parecer um número pequeno em comparação ao universo masculino marginalizado, o número de mulheres encarceradas cresce vertiginosamente no Brasil e para compreender este fenômeno é necessário que nos debrucemos na história de vida destas mulheres, entender suas origens, anseios e realidades. Compreender quem são as “damas do crime” é o primeiro passo para buscar um processo eficaz de reinserção social destas mulheres marginalizadas.

Palavras-chave

Educação. Sistema Prisional. Criminalidade feminina. Dignidade. Reinserção Social.

Referências

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SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira. ed. Leya. 2018.

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Submetido em:
11/03/2020

Revisado em:
25/03/2020

Aceito em:
11/04/2020

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