A EDUCAÇÃO ENQUANTO FERRAMENTA ESSENCIAL À REINSERÇÃO SOCIAL DAS MULHERES EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL SUBMETIDAS AO MÉTODO APAC NO BRASIL
Adriana Abreu de Sá (Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA)
Resumo
O presente estudo pretende pesquisar a função basilar da educação na utilização da metodologia APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) como alicerce para a reinserção social das mulheres encarceradas. O último relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça em agosto de 2018, aponta que dentro de uma população carcerária de 602.217 presos, 5% são mulheres. Apesar de parecer um número pequeno em comparação ao universo masculino marginalizado, o número de mulheres encarceradas cresce vertiginosamente no Brasil e para compreender este fenômeno é necessário que nos debrucemos na história de vida destas mulheres, entender suas origens, anseios e realidades. Compreender quem são as “damas do crime” é o primeiro passo para buscar um processo eficaz de reinserção social destas mulheres marginalizadas.
Palavras-chave
Referências
ARROTEIA, Jorge Carvalho. Análise social da educação: indicadores e conceitos. Universidade de Aveiro. 2008.
BONESANA, Cesare. Dos Delitos e Das Penas. Tradução de Torrieri Guimarães. Martin Claret. São Paulo. 2001.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BRASIL. Constituição Federativa da República do Brasil de 05 de outubro de 1998.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir - História das violências nas prisões. 26.ed. Vozes. 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.
SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira. ed. Leya. 2018.
SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira. ed. Leya. 2018.
Submetido em:
11/03/2020
Revisado em:
25/03/2020
Aceito em:
11/04/2020