Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero - CRSG
https://app.periodikos.com.br/journal/crsg/article/5e07b7b40e8825e94ce4a68c

Cadernos de Pesquisas Multidisciplinares sobre Corpo, Raça, Sexualidade e Gênero - CRSG

Revisão

GÊNERO, EDUCAÇÃO E A POLARIZAÇÃO DOS CAMPOS DE SABER

Larissa Santos Barbosa, Rosiléia Castro Pereira, Adriana da Silva Dias, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Downloads: 2
Views: 266

Resumo

Promover debates, pautar reflexões críticas nas instituições de ensino a respeito das relações entre os gêneros vem ganhando força e importância quando controvérsias sobre a temática começaram a ser propagadas por grupos reacionários, causando discriminação e dificultando a compreensão e promoção do respeito às diferenças. Com o objetivo de analisar como as instituições sociais reforçam estereótipos de gênero, além de conhecer a percepção dos estudantes a respeito de tema, dialogar e refletir sobre os valores femininos e masculinos com olhar voltado principalmente sobre as práticas pedagógicas realizou-se oficinas pedagógicas nas escolas da rede pública de ensino de nível médio sobre carreiras na perspectiva de gênero, pois, embora já se perceba um avanço em relação à inserção das mulheres nos diferentes campos do saber, ainda persiste uma localização nas áreas consideradas mais relacionais e voltadas ao cuidado.

Palavras-chave

Ciência. Educação. Estereótipos de Gênero.

Referências

BÍBLIA SAGRADA. 9. ed. São Paulo: Paulinas, 1981.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v.I, II. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós - estruturalista. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 5-19, jul./dez. 1995.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos.3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Submetido em:
05/08/2019

Revisado em:
14/08/2019

Aceito em:
29/08/2019

5e07b7b40e8825e94ce4a68c crsg Articles
Links & Downloads

CRSG

Share this page
Page Sections