EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO: DIÁLOGOS SOBRE MULHERES E CIÊNCIA
Elenice de Araújo Figueiredo, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Resumo
O presente resumo discorre sobre as atividades realizadas no projeto de extensão denominado Educação e relações de gênero: diálogos sobre mulheres e ciência, como bolsista na Universidade Estadual do Maranhão que teve como objetivo dialogar com jovens do Ensino Médio da rede pública de ensino em São Luís/MA, sobre a construção social das relações de gênero, os valores masculinos e femininos desenvolvidos no espaço escolar, especificamente aqueles relacionados às expectativas de carreiras, em especial a inserção de mulheres nas ciências. A metodologia constituiu-se na pesquisa bibliográfica e oficinas pedagógicas realizadas em três escolas da rede pública de ensino, onde participaram 332 alunos e alunas de 1º a 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino.
Palavras-chave
Referências
CANDAU, Vera Maria et al. Somos todos iguais? Escola, discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista educação e Realidade. Rio Grande do Sul, v.20. n.2. jul/dez. 1995.
VIANNA, Cláudia, RIDENTI, Sandra. Relações de gênero: das diferenças ao preconceito. In: AQUINO, Júlio Groppa (org). Diferenças e preconceito na escola. São Paulo: Summus, 1998.
Submetido em:
13/08/2019
Revisado em:
23/12/2019
Aceito em:
30/12/2019