PERFIL DOS ESTUDANTES COTISTAS DA UEMA: um estudo descritivo
Daniel Bergue Pinheiro Conceição (UEMA), Cleydiane Cristina dos Santos Rodrigues Feitosa (UEMA), Rafaella Thalita Fernandes da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Resumo
As intervenções para tornar o acesso e permanência de grupos com sub-representação no ensino superior tem se desenvolvido nas últimas décadas. Todavia, os ambientes universitários caracterizam-se como um espaço reservado em que se encontram presentes as desigualdades sociais. Dessa forma, acredita-se que a sociedade brasileira tem o dever de tratar toda sua população com equidade como também combater as disparidades de ascendência racial, étnica e de gênero. Mediante esse fator, tornou-se necessário apresentar aspectos que ocupem um posicionamento fulcral na discussão de políticas de ação afirmativa. Compreende-se que a contextualização utilizada que comprove a necessidade desta política apresenta-se, primeiramente, por meio da experiência social da população brasileira que, no decorrer da história, excluiu por razões étnico- raciais e de gênero, determinados grupos e indivíduos.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
07/08/2019
Revisado em:
17/08/2019
Aceito em:
24/08/2019