Argilas e Caulim da Região de Cunha - SP: CaracterÃsticas Tecnológicas e Estéticas para a Cerâmica ArtÃstica
Amanda Magrini, Marsis Cabral Junior, Antônio Carlos Camargo, Luiz Carlos Tanno
Resumo
Este estudo objetou a localização de depósitos e a caracterização cerâmica de matérias-primas na região de Cunha (SP), em especial de argilas e caulim, para a composição de massas com qualidade técnica e estética para a fabricação de utilitários e esculturas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tanto com relação à identificação de depósitos para essas substâncias minerais, quanto à s suas caracterÃsticas fÃsico-quÃmicas e tecnológicas. A possibilidade de se ampliar e sistematizar o uso de matérias-primas minerais locais deve representar um fator de distinção à produção cerâmica de Cunha e uma maior vinculação da atividade com o seu território, o que pode resultar na agregação de valor à produção artÃstica do municÃpio.
Palavras-chave
Referências
1. UKESEKI, M. 30 anos de cerâmica em Cunha: Estância Climática de Cunha. JAC Gráfica e Editora, 2005. 82 p.
2. RANIERI, M. G. A. Caracterização tecnológica das argilas da cidade de Cunha para fins de cerâmica artÃstica. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP, 2007.
3. MOTTA, J. F. M. et al. As matérias-primas plásticas para a cerâmica tradicional: argilas e caulins. Cerâmica Industrial, v. 9, n. 2, 33-46, 2004.
4. CABRAL JUNIOR, M. et al. RMIs: argila para cerâmica vermelha. In: LUZ, A. B.; LINS, F. F. (Ed.). Rochas & Minerais Industriais: usos e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2009. p. 747-770.