Revista Ação Ergonômica
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Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

Análise Ergonômica da Viatura de Força Tática do 11º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo

ERGONOMIC ANALYSIS OF THE TACTICAL FORCE VEHICLE OF THE 11th MILITARY POLICE BATTALION OF SÃO PAULO

Ana Carolina Russo

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Resumo

O presente estudo teve por objetivo realizar uma análise ergonômica em uma viatura policial, fornecendo melhores condições de trabalho aos oficiais de operação, mais especificamente do 11º Batalhão da Força Tática da Polícia Militar do estado de São Paulo. Os policiais devem realizar diversas operações em seu expediente, dentre elas, o patrulhamento, em que os respectivos têm uma jornada de trabalho de 12 horas diárias no máximo, previsto por lei, em plantões de 12 por 36 horas. Para mais de 99% dos casos, a operação de patrulhamento é realizada com 3 oficiais de operação por norma do comando da Polícia Militar, onde o oficial localizado na parcela traseira do veículo necessita cobrir a retaguarda, e a lateral do veículo, obrigando-o a realizar uma torção no conjunto lombar e pescoço de 123,79 graus para obter um campo de visão ideal. Faz-se tal atividade com uma frequência de 7 vezes por minuto, resultando em diversas ocorrências de lombalgia. Desta maneira, verificou-se a necessidade de adaptação do ambiente de trabalho ao oficial de operação, a fim de fornecer melhores condições operacionais e ergonômicas. Para o estudo de caso em questão, foram utilizados os métodos NIOSH, OWAS, RULA, REBA e Checklist de Couto a partir do software Ergolândia. Foi possível simular a movimentação dos oficiais durante a operação. Estes métodos foram selecionados com o intuito de facilitar a compreensão do material elaborado, resultando em análises de embasamento ergonômico para as mudanças propostas no interior da viatura. Com tais mudanças, obteve-se uma melhoria ergonômica de 28,57%, proporcionando melhores condições de trabalho aos policiais, e assim, retomando a questão do trabalho, comprovando que é possível fornecer melhores condições de trabalho aos oficiais do 11° Batalhão da Força Tática da Polícia Militar.

Palavras-chave

Polícia Militar, Análise Ergonômica, Viatura, Operações, Patrulhamento, Campo de Visão, Condições de Trabalho, Lombalgia, Métodos, Software, Simular.

Abstract

The present study aimed to perform an ergonomic analysis in a police vehicle, to provide better working conditions to officers, most specifically at the 11th São Paulo State Military Police Tactical Force Battalion. The police must carry out several operations in their file, among them, patrolling, in which the respective have a working day of 12 hours a day maximum, provided by law, in shifts of 12x36 hours. For more than 99% of the cases, the patrol operation is carried out with 3 officers by command of the Military Police, where the officer located in the rear portion of the vehicle needs to cover the rear and side of the vehicle, forcing him to perform a torsion in the lumbar and neck. The activity is performed at a frequency of 7 times per minute, resulting in several occurrences of low back pain. Having that pointed out, it was verified the need to adapt the work environment, to provide better operational and ergonomic conditions. For the case study in question, the NIOSH, OWAS, RULA, REBA and Couto Checklist methods were used Ergolândia software. It was possible to simulate the movement of officers during the operation. These methods were selected with the purpose of facilitating the understanding of the elaborated material, resulting in ergonomic bases analysis for the proposed changes inside the vehicle. With these changes, an ergonomic improvement of 28.57% was obtained, providing better conditions of work for the police, and thus, returning to the labor issue, proving that it is possible to provide better working conditions to the officers of the 11th São Paulo State Military Police Tactical Force Battalion.

Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rae.v15e202104.en

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