AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE DESIGN
N/A
Lizandra Garcia Lupi Vergara, Leila Amaral Gontijo, Dalton Francisco de Andrade
Resumo
Este artigo apresenta um procedimento de avaliação da qualidade do ensino superior, em particular, o ensino de Ergonomia voltada aos cursos de Design de Produto, aplicado entre 13 Instituições da Região Sul. A metodologia faz uso de dois instrumentos de medição: questionários – para identificação das condições em que os alunos estudam, que estão baseados em pesquisas educacionais utilizadas pelo Saeb; e provas – para captar o que os alunos aprenderam em Ergonomia, avaliadas a partir da aplicação de uma ferramenta estatística – a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Os resultados obtidos permitem aos professores e à Instituição, diagnosticar as condições gerais de ensino e o desempenho dos alunos em relação à disciplina de Ergonomia, para que se possa aprimorar a qualidade de ensino-aprendizagem, para a melhor aplicação dos conceitos ergonômicos durante o processo de desenvolvimento de produtos industriais.
Abstract
This article presents an evaluation procedure of the higher education quality, in matter, the teaching of Ergonomics for the Product Design courses, applied among 13 Institutions of the South Area. The methodology uses two measurement instruments: questionnaires - for identification the study’s conditions of the students that are based on educational researches used by Saeb; and tests to capture what the students learned in Ergonomics, obtained from the application of a statistical tool - the Item Response Theory (IRT). The results permits that the teachers and the Institution diagnose the general conditions of teaching as well as the students' acting in the discipline of Ergonomics, improving the quality of the teaching-learning, like this, the best application of the ergonomic concepts during the process of development of industrial products.